Diabetes X Nutrição

Uma dieta rica em carboidratos complexos, moderadas quantidades de proteínas e pouca gordura beneficia o controle do diabetes. Carboidratos complexos ajudam a manter uma ótima utilização de insulina, assim o açúcar sangüíneo é facilmente transportado do sangue para dentro das células (Somer, 1995).

As fibras evitam o aumento dos níveis de açúcar no sangue contribuindo para a manutenção dos níveis normais de glicose sangüínea e reduz a quantidade de açúcar excretada pela urina (Somer, 1995).

Em um estudo realizado em Dallas mostrou que diabéticos que trocaram a gordura saturada por gorduras monoinsaturadas tiveram níveis de HDL aumentados, diminuição da glicose sangüínea, reduziu a demanda de insulina e diminui os níveis de triglicerídeos (Somer, 1995).

A ingestão adequada de vitamina C ajuda a regular os níveis de glicose sangüínea e prevenir o diabetes. Diabéticos apresentam metabolismo alterado de vitamina C o que diminui os níveis teciduais da vitamina. Isso parcialmente explica o porquê de algumas funções imunológicas serem diminuídas nos diabéticos (Somer, 1995).
A ingestão inadequada de vitamina E altera os níveis sangüíneos de glicose, assim sendo, aumentar a ingestão de vitamina E diminui a alta concentração de glicose sangüínea em alguns diabéticos. Diabéticos e indivíduos propensos ao diabetes, geralmente apresentam baixos níveis sangüíneos de vitamina E, o que sugere que a doença cause uma alteração na utilização de vitamina E. Existem algumas evidências de que a progressão de aterosclerose em diabéticos pode ser retardada através do aumento da ingestão de vitamina E (Somer, 1995).

Um estudo realizado no Hospital Universitário de Marseilles, França, mostrou que a suplementação de niacina (Vitamina B3) em alguns diabéticos reduziu a quantidade de insulina necessária para controlar a glicose sangüínea. Alguns pacientes abandonaram o uso da insulina. Porém, a suplementação dessa vitamina deve sempre ser monitorada uma vez que pode causar danos ao fígado (Somer, 1995).
O crômo trabalha juntamente com a insulina transportando a glicose sangüínea para dentro das células. Assim, esse mineral é essencial para a regulação da glicemia, sua deficiência resulta em insensibilidade da insulina e elevação da glicose sangüínea (Somer, 1995).

O metabolismo do magnésio é alterado em diabéticos o que pode contribuir para a progressão da doença. As funções do magnésio relacionam-se ao metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos e envolve a regulação de insulina e glicose sangüínea. A suplementação de magnésio corrige a intolerância à glicose, produz um efeito protetor contra doenças cardiovasculares e pode prevenir desordens oculares associadas a diabéticos (Somer, 1995)
Matéria da RGnutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário