Conheça os benefícios das Amêndoas e tenha prazer em comê-las

A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosas e brancas. A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.

As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis, pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.

Acrescentando um punhado por dia em nossa alimentação forneceremos muitos benefícios ao nosso organismo. Um dos mais importantes é sua proteção contra doenças cardíacas, porém, existem muitos outros, como por exemplo:

Ajuda a perder peso. Vários estudos têm mostrado que pessoas que comem uma porção de amêndoas pelo menos 2 vezes por semana são menos propensas a ganhar peso. Enfim, nós comemos apenas um punhado, porque elas têm muitas calorias.

Elas são "produtos de beleza”. As amêndoas são ricas em antioxidantes e vitamina E, que ajuda a reduzir os danos causados por exposição ao sol e rejuvenescimento da pele. E se você quiser clarear o cabelo, você pode aplicar algumas gotas de óleo de amêndoa no couro cabeludo.

Reduzir os riscos de ataques cardíacos. Nozes, amêndoas, incluindo, são grandes protetores do nosso coração, porque elas têm gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol. Se somarmos uma porção de amêndoas para a nossa alimentação, reduzimos em 30% as chances de doenças cardíacas.

Elas são ricas em proteínas. Nosso corpo precisa de proteínas para cumprir as suas funções vitais. Um quarto de xícara de amêndoas sem sal proporciona tanta proteína quanto um ovo.

Ajuda a fortalecer os ossos. Em uma porção de amêndoas conseguimos encontrar uma quantidade significante de cálcio. O cálcio é um nutriente essencial necessário para ossos e dentes saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário