A refeição pós-treino


Normalmente deve-se evitar carboidratos simples, como mel, açúcar comum e outras guloseimas. Se existe uma hora para ingerir esse tipo de alimento, após o treino é a hora certa para isso. Uma refeição adequada após um treino aeróbio é levemente diferente, com alguns carboidratos complexos e um tipo de proteína diferente.

Para os que gostam de doces, a refeição pós-treino é a hora exata para ingerí-los e saciar a vontade. Contudo, prefira os que não possuem gordura ou fibras.

Uma refeição pós-treino muito comum e extremamente eficiente é o bom e velho whey protein, aliado a algum tipo de carboidrato simples, de preferência que tenha vitaminas e minerais. Gorduras e fibras devem ser evitadas, por retardar a absorção de nutrientes pelo intestino. O whey protein é uma proteína de elevadíssimo valor biológico, completa, de facílima absorção e derivada da proteína do soro de leite. Esse suplemento está dentre os básicos para pessoas praticantes de musculação e outros esportes que requeiram ganho de força e definição.

Uma ressalva importante: evite ingerir somente um tipo de carboidrato na refeição pós-treino. Os receptores contidos nas células epiteliais do intestino ficarão logo saturados pelas moléculas dos carboidratos, reduzindo a velocidade de absorção.

Com efeito, para uma maior eficiência na absorção de carboidratos, deve-se misturar carboidratos simples diferentes, ou então ingerir um tipo que contenha uma ou mais moléculas distintas. Uma forma interessante, é ingerir mel e uma fruta, como morango e uva, que são frutas de fácil absorção, com vitaminas e minerais, inclusive vitamina C, e que ainda possuem propriedades antiinflamatórias. Uma outra vantagem em misturar carboidratos é para evitar um pico de insulina muito acentuado, levando a um potencial acúmulo de gordura.

O mel é uma ótima opção para carboidrato pós-treino. Além de delicioso, apresenta vitaminas e minerais.

Lembre-se que é somente com o descanso e com uma alimentação adequada que o músculo se recompõe, sintetizando novas fibras musculares que foram danificadas pelo treino com pesos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário