Banana e suas inúmeras funções

A banana é rica em potássio, um elemento químico da maior importância para o saudável funcionamento do coração, é fonte de carboidratos, vitamina A, B6, B12 e C, potássio, ferro e cálcio.

A inclusão da banana, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração.

Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural.

Benefícios da banana

• Vitamina B6: rica nesta vitamina regula os níveis de glicose no sangue, que efetam o bom humor.

• Capacidade mental: pesquisas mostraram que frutas com elevado teor de potássio como a banana ajudam os alunos a aprender com mais facilidade e manterem-se mais alertas.

• Constipação intestinal: com elevado teor de fibras, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando a limitação sem recorrer a laxantes.

• Estresse: potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro, além de regular o equilíbrio de água no corpo humano. Quando estressado, a taxa metabólica do corpo humano se eleva, reduzindo os níveis de potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.

• A prática de atividade física leva a perdas significativas de sódio, potássio e cloreto através de transpiração. Para ter uma idéia, cada litro de suor carrega, em média, 300 mg de potássio. Acredita-se que a carência dele esteja ligada às cãibras. As causas desse incômodo ainda não são bem conhecidas, mas a falta de potássio, cálcio e magnésio, além da desidratação, pode levar à contração involuntária dos músculos - a banana alivia a caimbrã

• Depressão: a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar e a auto confiança.

• O magnésio presente na banana provoca o relaxamento e a contração muscular, ajuda a melhorar o desempenho e a condições físicas do atleta.

• Colesterol: a banana é fonte de fibra solúvel, que ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.

• Rica em frutooligossacarídeos (FOS), oligossacarídeos não-digeridos pelo organismo, que no intestino são metabolizados pela flora bacteriana. Sua fermentação ajuda no crescimento de bactérias úteis, como lactobacilos e bifidobactérias, importantes para regular o trânsito intestinal, diminuir o risco de câncer de cólon e favorecer a oposição a bactérias patogênicas (enterobactérias).

TABELA NUTRICIONAL (para 1 banana de 130 g)

Calorias 120 Kcal
Potássio 370 mg
Carboidratos 28 g
Vitamina C 20 mg
Proteínas 1 g
Ferro 1,6 mg
Gordura 1 g
Sódio 0 mg
Magnésio 20,30mg

5 comentários:

  1. Quantas bananas uma pessoa deve comer por dia?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito boa descrição...
      Depois que eu comecei a comer 3 bananas por dia, eu percebi uma melhora incrível, tanto na parte fisica, como na parte "mental".
      Como no café da manhã (06:10), no intervalo entre o almoço (09:10), e a última de tarde (15:10).

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica, esta informação é muito útil.

    ResponderExcluir