Atenção: O que é obesidade sarcopênica?

A obesidade sarcopênica está associada com mudanças na composição corporal ocorrida no envelhecimento, incluindo aumento da gordura corporal e redução da força e massa muscular.

A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular, que ocorre em consequência do envelhecimento. Assim, quando a sarcopenia está associada ao aumento de massa gorda em decorrência da obesidade, trata-se da obesidade sarcopênica.

Dentre as alterações ocorridas com a idade, o aumento da gordura corporal está relacionado com pior qualidade de vida, limitação funcional e menor desempenho físico, quando comparado com a diminuição da massa muscular isolada ocorrida na sarcopenia.

A obesidade sarcopênica vem se tornando prevalente na população de idosos. Além do próprio processo de envelhecimento, esta doença pode ser desenvolvida precocemente, devido aos padrões alimentares inadequados, sedentarismo, doenças crônicas e tratamentos medicamentosos.

Diversos estudos mostram que a obesidade sarcopênica representa uma condição negativa para a saúde do idoso, devido ao aumento do risco de quedas e fraturas, diminuição da capacidade de realizar atividades da vida diária, perda de independência, além de estar associada com aumento da mortalidade.

"Por isso temos que ficar sempre atentos á uma Alimentação Saudável e a prática regular de Atividade Física ao decorrer de nossas vidas."


 
Matéria NutriTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário