Quais são as estratégias nutricionais em pacientes com asma?

Estudos observacionais têm verificado ações benéficas da ingestão de antioxidantes (vitamina E, vitamina C, carotenoides, selênio e polifenóis), ácidos graxos ômega-3 e vitamina D no tratamento da asma.

A asma é caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, iniciada e perpetuada pela resposta imune inadequada, resultando na redução ou obstrução no fluxo de ar.

Os compostos polifenólicos, como flavonóides presentes em frutas e chás, vêm ganhando destaque como potentes antioxidantes que podem contribuir no tratamento da asma. Um estudo verificou que, em adultos, o consumo diário de maçã foi associado com menor risco de desenvolver asma. Outra pesquisa mostrou que, em crianças, o consumo diário de banana e suco de maçã concentrado reduziu significativamente os sintomas da asma.

Kim et al (2005) e Laerum et al (2007) verificaram que o consumo de peixe, em pelo menos uma porção semanal, é capaz de proteger contra a asma e seus sintomas em adultos e crianças. Além disso, estudos também verificaram que a dieta mediterrânea está associada com menor risco de asma e que diminui os seus sintomas em crianças.

De maneira geral, as pesquisas vêm dando foco à prevenção por meio da intervenção nutricional durante a gravidez, com o objetivo de reduzir o risco de asma na infância. Estudos de coorte mostraram que ingestão materna de vitamina E, vitamina D, selênio, zinco e ômega-3 durante a gravidez reduz o risco de asma nas crianças.

Entretanto, mais estudos de intervenção nutricional são necessários para estabelecer as recomendações específicas e para que se possam instituir medidas de saúde pública para reduzir a prevalência de asma na infância.

Matéria NutriTotal

Conheça esta maravilhosa receita de Cookies de Damascos


A aveia e o damasco tornam este tradicional cookie mais nutritivo.

 
Ingredientes

70g de açúcar mascavo
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ xícara de farinha de trigo com fermento
¼ de xícara de farinha de trigo integral
100g de flocos de aveia
5 damascos secos picados

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras com papel-manteiga;
Bata o açúcar e a manteiga numa tigela, até formar um creme. Incorpore as duas farinhas, a aveia e o damasco e bata bem;
Divida a massa em dez partes e modele em bolinhas. Coloque na assadeira deixando bastante espaço entre elas. Achate levemente as bolinhas e asse por 15-20 minutos, até que comecem a dourar, mas continuem macias por dentro;
Tire do forno e deixe esfriar.

Porção: 15 unidades

Preparo+cozimento: 15+20 minutos

Embalagem: Prepare com antecedência e guarde em um recipiente hermético por até 1 semana

Benefício para a Saúde: Prefira o damasco seco mais escuro, que não foi preservado com enxofre, pois essa substância prejudica especialmente os asmáticos. O damasco seco é um alimento antioxidante, isento de gordura e sódio e rico em fibras, que evitam a constipação e problemas de intestino. Ele também é abastado em beta-caroteno, poderoso antioxidante, e boro, que previne a osteoporose. A cada 100 gramas de damasco seco são ingeridas cerca de 240 calorias, além de significativas quantidades de potássio, que é essencial para manter os fluidos corporais, e ferro, principal componente da hemoglobina.
Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal, por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia. Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.

Amendoim e suas Qualidades Nutricionais

O amendoim é um alimento com muitas qualidades nutritivas, que deveria ser mais amplamente utilizado na cozinha, tanto em pratos doces como em salgados e seu teor calórico deve-se ao alto conteúdo de proteínas e lipídeos. Suas proteínas são ricas em aminoácidos essenciais, que não podem ser sintetizados pelo organismo humano. Seu valor nutritivo não se altera durante a torrefação e seus lipídeos também são ricos em ácidos graxos essenciais.

O amendoim é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B e uma das mais importantes é a B5. Este fruto também inibe a absorção do colesterol, reduzindo os riscos de problemas no coração. Com suas 5,4 calorias por grama, cada semente é uma verdadeira pílula de vigor.

Também tem propriedades terapêuticas, pois pode ser usado para problemas pulmonares e julga-se que, quando cru e sem sal, estanca as hemorragias.

Os cientistas estudaram a quantidade de antioxidantes, que protegem as células contra danos que podem ocasionar câncer e doença cardíaca, de 12 variedades diferentes de amendoim. O que eles descobriram foi que o amendoim tem uma quantidade de antioxidantes tão grande quanto a maioria das frutas, como por exemplo o morango.

Uma maneira saudável e simples de se consumir o amendoim, é comprando o amendoim cru. Espalhe-os numa assadeira e leve ao forno quente até a pele escurecer. Sacuda a assadeira para dourar por igual.

Obs: Caso queira salgar um pouco, não exagerar na quantidade de sal!!!

Suplementação de leucina aumenta síntese proteica pós-exercício

Pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo na revista The American Journal of Clinical Nutrition mostrando que a suplementação de aminoácidos essenciais enriquecida de leucina aumenta a síntese proteica muscular pós-exercício.

Este foi um estudo cruzado e randomizado, que avaliou a suplementação de aminoácidos essenciais com duas diferentes concentrações de leucina na síntese de proteína muscular após exercício moderado, caracterizado pela realização de bicicleta ergométrica durante 60 minutos a 60% do VO2 máximo.

Oito adultos saudáveis receberam durante o exercício bebidas isonitrogenadas contendo 10g de aminoácidos essenciais em diferentes teores de leucina: uma enriquecida com 3,5g de leucina e outra contendo 1,87g.

O metabolismo de aminoácidos foi determinado após o exercício pela infusão de fenilalanina contendo isótopos 2H5- e [1-13C]-leucina, capazes de avaliar a incorporação intracelular dos aminoácidos. Os pesquisadores verificaram que a síntese proteica muscular foi 33% maior (p < 0,05) após o consumo da bebida enriquecida de leucina.

“Estes dados demonstram que o aumento da disponibilidade de leucina durante o exercício promove o anabolismo da proteína do músculo esquelético e reposição de proteína endógena. Estudos futuros são necessários para determinar os mecanismos moleculares e se os efeitos observados são influenciados pela intensidade do exercício ou outros nutrientes”, destacam os autores.

“Nossas descobertas indicam que o aumento do teor de leucina nos suplementos proteicos pode ser promissor para as populações suscetíveis à perda de massa muscular, como a caquexia e sarcopenia, devendo ser explorados nos próximos estudos”, concluem.

Matéria NutriTotal

Salada de Verão - Uma receita simples e gostosa para os dias de calor

Veja abaixo, os principais benefícios de se consumir saladas diariamente:


•Possuem baixas calorias, contribuindo para a perda de peso;

•Fornecem vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo;

•Contêm alto teor de água, hidratando o corpo, especialmente em dias quentes;

•Exigem pouco tempo para o preparo, sendo preparações práticas;

•Possibilitam a mistura de várias cores, tornando o visual bonito e atrativo;

•São facilmente digeridas pelo organismo, desencadeando bem estar após o consumo (exceto as receitas à base de maionese ou outros produtos gordurosos);

•Permitem a combinação de diversos sabores e texturas

E aqui vai a receitinha:

Salada de Verão

Ingredientes:

Alface americana (á vontade);
Tomate (1 unidade);
Cebola (á vontade);
Peito de peru light (4 fatias);
Queijo minas frescal light (2 fatias).

Dicas para uma alimentação saudável e barata!!!

Quem nunca se deparou com o desafio de conseguir rechear a mesa de casa com muita saúde para toda a família mas estava com a grana curta naquele mês? Abrir mão da saúde é que não dá, não é?

Este é um desafio que assombra principalmente pessoas das classes média e baixa, que muitas vezes não sabe como melhor proceder nas compras semanais ou mensais bem como qual cardápio seguir para garantir o bem-estar de todos.

Aqui vai algumas dicas:

Busque frutas da época

Sim, nós já sabemos que verduras, legumes e frutas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, mas o que fazer quando vamos a uma feira ou mercado e percebemos que as frutas estão muito caras? A primeira decisão pode ser procurar as frutas da época!

As frutas da época possuem duas grandes vantagens. A primeira é o preço, pois por ser época de colheita e venda das mesmas, seu preço é mais barato que o daquelas frutas que são produzidas fora de época. A segunda é que, por serem produzidas na época correta, menos produtos químicos são usados para induzir o crescimento, amadurecimento e conservação das mesmas, sendo assim, adquirir frutas da época e frescas pode ser um ótimo negócio para a sua saúde!

Prepare saladas deliciosas

Da mesma forma que as frutas, verduras e legumes trazem grandes benefícios à nossa saúde. Elas ajudam a saciar a fome, contribuindo para que quem está em uma dieta para perder peso consiga melhor controlar-se.

Saladas são ricas também em vitaminas e não há nada melhor que uma boa salada como entrada para começar uma refeição em família que prometerá muitos benefícios a todos, não acha?

Na hora de preparar a salada, não precisa exagerar na mesma: uma salada contendo alface, tomate e coentro, temperada com vinagre (o de maçã é muito bom e não é tão caro) e sal de cozinha (use sempre o sal de cozinha iodado, nada de usar sal grosso ou outro que não contenha iodo!) pode já ser de excelente tamanho!

Não esqueça do leite!

O leite é um dos alimentos mais completos e pode ser adquirido a um preço bastante acessível, o que nos motiva a indicá-lo para o consumo diário! Sim, beber leite ou comer alimentos derivados dele (queijo, iogurte, manteiga) ou preparados com ele (bolos, panquecas, etc.) todos os dias é muito importante para o nosso corpo, como fonte de cálcio, fósforo, iodo, potássio e várias vitaminas.

Arroz e feijão devem ser peças fundamentais nas refeições

O Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de arroz e feijão devido à riqueza de minerais e vitaminas que estes contêm.

Bem, nós podemos recomendar também porque eles possuem um preço bastante em conta.

O almoço é a melhor refeição onde se enquadram esses alimentos.Você deve estar se perguntando: e o que fazer no caso de crianças que muitas vezes não querem comer feijão?

Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é buscar um ponto de equilíbrio com a criança, onde se trabalhará um determinado número de refeições contendo uma quantidade mínima de feijões e buscar-se-á outras fontes de minerais como o ferro, por exemplo, a fim de que a criança não sofra deficiência de algum deles.

Fuja dos alimentos fast-food, industrializados, conservados por processo industrial e dos pré-prontos

E aqui está a grande tentação de todos nós: os alimentos industrializados (onde incluímos os fast-food).

Os motivos pelos quais os adquirimos são muitos: podem ter um preço mais em conta do que uma refeição decente em um restaurante, o sabor dos mesmos e a comodidade que eles nos trazem.

Infelizmente, pagamos caro por tantas guloseimas e o resultado pode ser tanto um peso no orçamento familiar como na saúde de todos.

Tendo em vista isso, aproveite esta sua jornada por “uma alimentação saudável e barata” e comece a pensar em preparar os alimentos em casa mesmo – quanto menos conservantes eles contiverem, melhor.

Além disso, preparar e/ou cozer os alimentos em casa geralmente é mais barato e permite-nos conhecer um pouco mais sobre cada alimento. Experimente ler um pouco sobre cada alimento que “vai para a panela” e tenha certeza de que o que você aprenderá será muito útil em seu cotidiano.

Varie de vez em quando o cardápio

Economizar não quer dizer que precisamos comer todos os dias as mesmas coisas, ok?

Comer algo diferente em um almoço ou jantar, ter um café da manhã com frutas diferentes, por exemplo, ajuda bastante a manter a harmonia no lar. Lembre-se daquele ditado: “arroz com feijão todo dia enjoa”, em outras palavras, variar faz bem, mesmo que isso aumente um pouquinho os gastos do fim do mês, sua família agradecerá.

Matéria Nutrição em Foco

Quais alimentos fornecem mais saciedade: sólidos ou líquidos?

Evidências sugerem que alimentos na forma sólida geralmente produzem maior sensação de saciedade do que na forma líquida. Isso porque os alimentos sólidos passam por maiores etapas de degradação enzimática, bacteriana e mecânica, proporcionando maior sinalização de saciedade do que os alimentos líquidos. Além disso, os alimentos sólidos podem conter maior teor de fibras do que na forma líquida, e isso pode contribuir para o aumento de saciedade e perda de energia durante a absorção.

Outro fator importante é que a ausência da mastigação durante a ingestão de líquidos diminui o tempo de exposição aos receptores orofaríngeos, que controlam dos centros da fome e da saciedade.
Assim, é possível que o trânsito rápido de líquidos através do estômago e intestino possa levar a estimulação reduzida de sinais de saciedade e menor percepção cognitiva do conteúdo energético.

Além disso, a composição de macronutrientes presentes nos alimentos também é um dos fatores principais na influência da saciedade. As proteínas são os nutrientes mais sacietógenos, em segundo lugar estão os carboidratos e, por último, os lipídios.

Matéria NutriTotal



Vitamina energética de morango e iogurte


Experimente esta deliciosa vitamina de morango e iogurte e sinta uma energia por mais tempo para realização de suas atividades!!!

Ingredientes

250ml de água
2 colheres de Maltodextrina sabor Morango ou Natural
6 morangos
2 colheres de sopa cheias de iogurte natural desnatado
2 cubos de gelo

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Contém carboidratos, proteínas e cálcio.

Valor Calórico (kcal)
162 kcal
Carboidratos (g)
37g
Proteínas (g)
3g
Lipídeos (g)
0,15g
Cálcio (mg)
100mg

A Maltodextrina é um excelente suplemento para ser usado em atividades longas, pois fornece energia por um longo período de duração e retarda a fadiga pela liberação gradual de glicose para o sangue. A maltodextrina contém polímeros, que são absorvidos de forma lenta e constante. O que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência.