Propriedades Nutricionais da Quinoa

A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é um cereal que ganha destaque pela presença de proteína de alto valor biológico e ausência de glúten. O conteúdo de proteínas chega a atingir 15% de sua composição total, além de possuir ótimo equilíbrio entre os aminoácidos essenciais. Esse cereal é uma importante fonte de minerais e vitaminas, fibras, ácidos graxos essenciais, além de possuir compostos como polifenóis, fitoesteróis e flavonóides.

É encontrado em forma de flocos, grãos e farinha, em grande parte do Brasil. Dentre os benefícios do consumo, estão à prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e a recuperação de tecidos, entre outros.

Ela é rica em vitaminas como a B-6, B-1 e em menores quantidades as vitaminas E e C. Para se ter uma idéia, em apenas 100 gramas da quinoa podemos encontrar 9,5 miligramas de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio e ainda apresenta um valor entre 67 e 74 % de hidratos de carbono, essencialmente na forma de amido. Seu teor energético também é alto, em torno de 347 kcal por 100g.

O quinoa é uma espécie de irmã da soja, mas com uma concentração de ferro bastante elevada e se comparada ao nível de assimilação da soja e da carne que é de 60 % ela supera. Sendo assimilada pelo organismo em até 75%.

De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), a quinoa é um dos melhores alimentos de origem vegetal, que pode ser capaz de combater algumas carências nutricionais, principalmente em países mais pobres.

A sua principal utilização é como um substituto da farinha de trigo na produção de pão para os consumidores celíacos, podendo também ser encontrada na forma de flocos, grãos, farinhas e barras energéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário