Patê de berinjela assada

Para quem não gosta de berinjela, este patê levemente picante é uma bela opção para experimenta-la. Ideal para passar no pão sírio, em torradas ou para acompanhar legumes cortados.

Ingredientes:

1 berinjela grande
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de tahine light (pasta de gergelim)
1 colher (chá) de cominho moído
1 colher (chá) de coentro moído
1 colheres (sopa) de azeite
suco de ½ limão
sal
pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC. Fure toda a casca da berinjela com um garfo e coloque numa assadeira. Asse por cerca de 40 minutos, até que a polpa fique bem macia.
Deixe esfriar. Corte a berinjela ao meio no comprimento, retire a polpa e coloque no processador. Junte o alho, o tahine, as especiarias, o azeite e o suco de limão. Bata até obter uma pasta homogênea. Tempere a gosto.

Rende: 4 – 6 porções             Preparo + Cozimento: 14 + 40 minutos

Embalagem: prepare com antecedência e mantenha na geladeira por 5 dias.

Benefícios para a saúde: Estudos recentes demonstram que a berinjela tem mostrado eficácia no controle do colesterol, podendo reduzir até 30% suas taxas. Porém ela pode ser tóxica quando ainda não está madura e é consumida em quantidades exageradas.
A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio), além de ser digestiva, nutritiva e laxante, possui alcalóides que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo assim a arteriosclerose.
Também é recomendada nos casos de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral, problemas de fígado e estômago.

DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário