Óleo de coco, entenda um pouco mais sobre seus benefícios

Como todos sabemos o óleo de coco está sendo muito comentado em ralação ás "Dietas da Moda" de hoje. Todos querem comprar e usar como se fosse uma fórmula mágica para perder peso e gordura.

Porém, não é bem assim que funciona, precisamos ter muito com senso e ajuda de profissionais qualificados para usarmos estes produtos.

Entenda um pouco sobre os benefícios:

Foi realizado uma pesquisa de intervenção no ambulatório de cardiologia de Valparaíso de Goiás. A amostra foi composta de 32 pacientes, hipercolesterolêmicos, 50% do sexo feminino, idade média de 48 anos. Todos os pacientes foram suplementados com 30 mL/dia de óleo de coco extravirgem durante três meses.
Analisou-se o peso corporal, o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, a relação abdômen-quadris, o consumo alimentar (recordatório de 24 horas), assim como lipidograma completo, glicemia de jejum, apolipoproteínas (apo) A-I e B, proteína C reativa ultrassensível (PCR-us), lipoproteína (a) [Lp(a)] e fibrinogênio antes e depois da suplementação.
Após a suplementação com óleo de coco, observou-se redução significativa do peso, índice de massa corporal, relação abdômen-quadris, perímetro abdominal, triglicérides, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL-c) e PCR-us, bem como aumento significativo nas concentrações de apo A-I.

A análise da glicemia de jejum evidenciou no inicio do estudo que os participantes foram classificados como intolerantes à glicose, uma vez que a média obtida dos valores de glicemia de jejum foi superior a 100 mg/dL. Com a suplementação com óleo de coco extravirgem essa média foi reduzida a valores de normalidade, embora não tenha apresentado significância estatística.

Observou-se, também, tendência à redução do colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e Lp(a), assim como um ligeiro aumento de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e fibrinogênio, porém esses resultados não foram significativos.

Os resultados sugerem que a suplementação dietética com óleo de coco extravirgem é capaz de exercer benefícios no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos.

Porém, isso deve ser em conjunto a uma vida saudável, ou seja, prática de atividade física e dieta, pois os indivíduos que apenas ingerem o óleo e vivem uma vida sedentária e uma alimentação incorreta, acabam não tendo resultados significativos e podendo até prejudicar a saúde destes indivíduos.

Fonte:
Artigo Original: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DIETÉTICA COM ÓLEO DE COCO NO PERFIL LIPÍDICO E CARDIOVASCULAR DE INDIVÍDUOS DISLIPIDÊMICOS, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário