Alimentação Saudável e Estresse


Stress é freqüentemente o culpado de maus hábitos alimentares. Num esforço de poupar tempo ou energia, muita gente recorre ao que está disponível como doces, frituras, bolos e biscoitos. Estes alimentos são tipicamente ricos em sal e açúcar e, quando ingeridos em excesso, conduzem a obesidade.

Infelizmente, o stress também pode atrapalhar a prolongamento de um regime de emagrecimento. Assim, os programas de perda de peso mais reputados incluem a modificação de comportamento como parte do primeiro plano. Quando se está sob stress, a melhor solução é escolher alimentos mais nutritivos.

Uma alimentação saudável a base de frutas, verduras, legumes e carnes brancas com pouco colesterol é uma boa forma de manutenção da saúde de forma geral, mantendo o organismo saudável, um sistema imunológico forte e um organismo com mais energia, diminuindo o desgaste que o stress causa.

Eliminar maus hábitos como o fumo ajuda, uma vez que o ato de fumar leva ao organismo inúmeras toxinas que afetam negativamente o sistema imunológico, deixando o organismo mais debilitado.

Busque uma alimentação saudável. Sob stress o corpo consome muito mais energia. Alem disso, procure consumir muita água, vitaminas e sais minerais.


Alimentos anti-estresse:

suco de uva, verduras (brócolis, repolho, couve), alho, cebola, arroz integral (ajuda na TPM),  cereais integrais, linhaça, soja, chocolates, melancia, tomate, goiaba, mamão, peixes de água fria, óleo de oliva, chás, oleaginosas (castanhas, nozes), especiarias, temperos e pimenta.


Dicas fáceis:

Comer de 3 em 3 horas;

Comer 5 porções diferente de frutas por dia;

Comer 5 vegetais (3 crus e 2 cozidos);

Beber 2 litros de água por dia;

Aderir a técnicas de relaxamento.

Alface: a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.

Laranja: promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.
 
Consulte um profissional de Nutrição para que calcule sua dieta balanceada e rica em nutrientes!!!